Como usar fontes Bitmap na Game Engine
10/01/2010 21:42Neste tutorial irei ensinar como usar as fontes em Bitmao na BGE.
Para começar abra o Blender e apague o Cubo que aparece por padrão e crie um objeto "Plane" (Add>Mesh>Plane). Ver imagem abaixo.
Divida a janela em 2 e modifique a visualização da janela a direita para "UV/Image Editor". Ver imagem abaixo.
1 - Mude o "Mode" para "Edit Mode".
2 - Mude o "Draw Type" para "Textured"
3 - No menu "Editing F9", vá em "Mesh > UV Texture > New" para habilitar o objeto para receber textura.
4 - Na janela UV/Image Editor vá em Image>Open>Arquivo_de_bitmap.tga.
Para este tutorial irei usar o bitmap que criamos no último tutorial "bitmap.tga". Ver imagem abaixo.
Na janela UV/Image Editor selecioner todos os vertices e use "S" para redimensionar para o caracter "@", para aproximar o zoom e um melhor ajuste use "Mouse Scroll Up". Acompanhe a imagem abaixo.
Note que o mapeamento está de ponta cabeça. Para isso pressione "R" na janela "UV/Image Editor" e rotacione os vertices em 180°. Veja a imagem a baixo.
1 - Mude o "Face Mode Select" para "Face".
2 - No menu "Editing F9", vá em "Texture Face" e habilite os botões "Text*" e "Alpha**".
* = Para o Blender calcular o objecto como um texto.
** = Para habilitar a transparencia no objeto.
Veja a imagem abaixo.
1 - Mude o "Mode" para "Object Mode".
2- Agora va para o painel "Logic F4".
3- Crie um atributo chamado "Text". Atenção, para que o Blender reconheça o objeto como texto é OBRIGATÓRIO que sua propriedade seja "Text".
Digite um valor para a propriedade "Text" e clique no objeto para ver o resultado.
Ex: "Blender 2010". Ver imagem abaixo.
Para diminuir o espaçamento entre os caracteres, volte ao modo "Edit Mode" e aumente gradativamente o tamanho do objeto e volte novamente ao modo "Object Mode" para ver o resultado. Veja a imageme abaixo.
Pronto, agora vc poderá realizar operações com a propriedade "Text" e tb modificá-las através de comandos Python.
Aqui segue o arquivo do tutorial para download.
Espero que tenham apreciado o tutorial, em breve postarei mais.
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VoltarComentários: Como usar font...
Data | 09/09/2016 |
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Data | 08/09/2016 |
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