Como usar fontes Bitmap na Game Engine

10/01/2010 21:42

Neste tutorial irei ensinar como usar as fontes em Bitmao na BGE.

Para começar abra o Blender e apague o Cubo que aparece por padrão e crie um objeto "Plane" (Add>Mesh>Plane). Ver imagem abaixo.


 

Divida a janela em 2 e modifique a visualização da janela a direita para "UV/Image Editor". Ver imagem abaixo.


1 - Mude o "Mode" para "Edit Mode".

2 - Mude o "Draw Type" para "Textured"

3 - No menu "Editing F9", vá em "Mesh > UV Texture > New" para habilitar o objeto para receber textura.

4 - Na janela UV/Image Editor vá em Image>Open>Arquivo_de_bitmap.tga.

Para este tutorial irei usar o bitmap que criamos no último tutorial "bitmap.tga". Ver imagem abaixo.


 Na janela UV/Image Editor selecioner todos os vertices e use "S" para redimensionar para o caracter "@", para aproximar o zoom e um melhor ajuste use "Mouse Scroll Up". Acompanhe a imagem abaixo.


Note que o mapeamento está de ponta cabeça. Para isso pressione "R" na janela "UV/Image Editor" e rotacione os vertices em 180°. Veja a imagem a baixo.


1 - Mude o "Face Mode Select" para "Face".

2 - No menu "Editing F9", vá em "Texture Face" e habilite os botões "Text*" e "Alpha**".

* = Para o Blender calcular o objecto como um texto.

** = Para habilitar a transparencia no objeto.

Veja a imagem abaixo.


1 - Mude o "Mode" para "Object Mode".

2- Agora va para o painel "Logic F4".

3- Crie um atributo chamado "Text". Atenção, para que o Blender reconheça o objeto como texto é OBRIGATÓRIO que sua propriedade seja "Text".


Digite um valor para a propriedade "Text" e clique no objeto para ver o resultado.

Ex: "Blender 2010". Ver imagem abaixo.


Para diminuir o espaçamento entre os caracteres, volte ao modo "Edit Mode" e aumente gradativamente o tamanho do objeto e volte novamente ao modo "Object Mode" para ver o resultado. Veja a imageme abaixo.

Pronto, agora vc poderá realizar operações com a propriedade "Text" e tb modificá-las através de comandos Python.

Aqui segue o arquivo do tutorial para download.

Espero que tenham apreciado o tutorial, em breve postarei mais.

Voltar

Comentários: Como usar font...

Data
De
Assunto

Good info

Very nice site!

Data
De
Assunto

Good info

Very nice site!

Data
De
Assunto

Good info

Very nice site!

Data
De
Assunto

John

It is appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article. I wish to read more things about it! badedfbedgeegaea

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.