Criando Bitmap fonts usando Ftblender

09/01/2010 19:17

Bitmaps são caracteres especiais dispostos em uma imagem. Blender usa estas imagens (bitmaps) para representar informações de saída na sua Game Engine.

Nesse artigo ensinarei como produzí-los e num próximo artigo ensinarei como usá-los na BGE (Blender Game Engine).

Para começar vc deve baixar o programa gerador de bitmaps para Blender ftblender.

São apenas dois arquivos originais, o ftblender.exe e o cygwin1.dll, o arquivo init.bat eu inclui para que não seja necessário ter que iniciar o cmd e ir até o local onde está o programa toda ves que for usar o ftblender.

Para começar faça o download da fonte true type Arial Black e coloque na mesma pasta do programa.

Agora execute o "init.bat" para inicializar o cmd.exe na pasta atual.

A sintaxe é "ftblender -o saida.tga -x resoluçãox -y resoluçãoy 32 entrada.tff" onde:

 

saída.tga = nome do arquivo de sáida definido pelo usuário.

resoluçãox/resoluçãoy = tamanhos verticais e horizontais da saida em pixels, este deve conter valores Po2 (Power of 2) entes valores podem ser 32, 64, 128 ,256, 512.

entrada.tff = nome do arquivo de entrada, este deve ser um arquivo de fonte "true type" ou "open type"

 

Exemplo: "ftblender -o bitmap.tga -x 256 -y 256 32 ariblk.ttf", veja o resultado na imagem a seguir:

Se quiser aumentar ou diminuir o tamanho de caracteres pressione "tecla para cima" ou "tecla para baixo".

Escolhido o tamanho dos caracteres, tecle F2  para salvar a fonte com o nome previamente escolhido na mesma pasta.

Espero que tenham aprecidado o tutorial.

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